Risoto de Gorgonzola com Maçã para duas meninas encantadoras





A Pri e a Lia são duas meninas que apareceram na minha vida e imediatamente conquistaram  meu coração com doçura e inocência. A Lia era minha colega de mandarim e bixo da Letras. No fim do semestre eu descobri que ela ia fazer uma viagem da faculdade para Buenos Aires que eu estava com vontade de fazer. E foi assim que a nossa amizade começou. Na viagem ela levou uma amiga, a Pri, que quase instantaneamente virou minha amiga também.
Nossa viagem para Buenos Aires nos gerou muitos passeios, muitas comidas, dias de chef numa cozinha muito ruim do albergue, muitas recordações e uma amizade que para mim parece vir de anos. Nosso trio deu certo, e a viagem foi ainda mais prazerosa graças a essa parceria.
A idéia do risoto de gorgonzola com maçã surgiu porque a Lia é vegetariana, e meio chatinha para comer. Tem várias coisas que ela não come e poucas que ela come. A idéia era fazer um risoto com peras, mas como ela não come pêra, trocamos por maçã e deu super certo!
Ingredientes:
3 colheres de sopa de manteiga;
3 dentes de alho picados;
1 cebola picada;
1 maçã, descascada e picada;
200 g de gorgonzola picado;
1,5 xícara de arroz arbóreo (especial para risotos)
1,5 cálice de vinho branco seco;
2 litros de caldo de legumes, fervendo.
Modo de Preparo:
Leve uma panela ao fogo e derreta duas colheres de manteiga. Em seguida acrescente a cebola, espere dourar e acrescente o alho. Quando o alho tiver dourado, junte o arroz, deixe fritar um pouquinho e acrescente o vinho. Sem parar de mexer, espere o vinho secar e acrescente uma concha do caldo de legumes. 

Caso queira usar tablete pronto, o que eu usei, use um por litro de água. Repita o processo até que o arroz esteja quase cozido. Então, acrescente a maçã. 

Continue acrescentando o caldo, sempre uma concha por vez. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo, junte o gorgonzola e uma colher de manteiga e mexa bem. Tampe a panela e espere cinco minutos para servir.

Comentários

Postagens mais visitadas