Síria e Líbano: Esfirra de Dia dos Pais



O meu pai é um gaúcho que passou parte da infância em São Paulo e por isso tem uma certa paixão por esfirras de carne. Por isso, eu decidi fazer a receita da Síria e do Líbano no dia dos pais, em homenagem ao meu papai. Sei que estou um pouco atrasada com a data, mas acabei me enrolando por causa da mudança de país...
Dizem que nossa primeira paixão é pelo nosso pai, e comigo não foi diferente. Entre tapas e beijos ele sempre foi um ótimo amigo e meu conselheiro para todos os assuntos.
Bom, as receitas desse livro eram tão variadas quanto as origens da gastronomia dessa região. Como muitos povos passaram por lá e colonizaram o local, existe uma grande variedade de ingredientes e temperos. O uso de canela em preparações salgadas é uma característica marcante e um diferencial que deixa os pratos deliciosos.
Lá, os anfitriões devem por à mesa uma quantidade de comida quatro vezes maior do que a necessária. E, em contrapartida, os convidados devem comer mais do que conseguem. Eu seria feliz se no Brasil fosse assim, hehehe.
Vamos à receita, que ficou exatamente como eu esperava!
Ingredientes:
Para a massa:
1 kg de farinha
100 ml de óleo
4 colheres de chá de sal
3 colheres de chá de açúcar
500 ml de água
1 tablete de fermento de 15g

Para o recheio
1 kg de patinho moído
500g de cebola picada
1 kg de tomate picado
2 colheres de chá de pimenta do reino
4 colheres de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó
Suco de dois limões

Gema para pincelar


Modo de Preparo
Prepare a massa: em uma vasilha pequena dissolva o fermento em água morna e reserve (o ideal é esperar o fermento espumar antes de misturá-lo à farinha). Em uma outra vasilha maior, misture a farinha de trigo, o óleo, o sal o açúcar, misture bem os ingredientes e faca um furo no meio. Acrescente o fermento no meio e vá incorporando aos poucos com um garfo. 

Sove por cerca de dez minutos. Deixe descansar por duas horas. 

Depois, faça bolinhas pequenas e deixe descansar por mais cinco minutos. 

Abra a massa com um rolo, deixando-a com cerca de 3 mm de espessura. Em seguida, corte-a em círculos de aproximadamente 8 cm de diâmetro. Utilizei um pote de sobremesa para cortar.

Prepare o recheio: em uma vasilha, coloque a carne, a cebola, o tomate, a pimenta, o sal, o suco de limão e a canela, misturando bem.

Ponha o recheio no meio de cada porção de massa e feche-a e forma de triângulo. 

Em uma forma untada, acomode as esfirras e pincele-as com gema. 

Asse-as em forno preaquecido, a 250°C, por 20 minutos. Sirva em seguida.

Comentários

  1. Tava uma delícia!!! :D
    beijo Hanna

    ResponderExcluir
  2. Estava muito delicioso, melhor, só a companhia.
    Saudades
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Achei as tuas esfirras melhores do que as de São Paulo, adorei!
    Beijão
    Papi

    ResponderExcluir
  4. HUMM!! Testarei a sua receita, sem dúvidas!

    Beijos Tatielly

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas