Forno novo comemorado com pizza!

English version at: http://cuisinepipi.blogspot.com.br/2012/08/new-oven-and-pizza-celebration.html


Uma das primeiras coisas que eu disse pro Lucas quando estávamos procurando um lugar para morar foi que eu queria um lugar que tivesse um forno.  Sei que pode parecer idiota, mas eu amo cozinhar e tenho muitas receitas que precisam do forno.
E daí nós achamos um lugar maravilhoso, perto do centro, barato, grande, limpo e com uma sacada. Não podia ser melhor! “A cozinha é grande”, o Lucas me disse, e isso foi suficiente para me conquistar. Então, ele se mudou (antes de mim, cheguei quase um mês depois), e me pediu alguma sugestão para cozinhar. Disse os ingredientes que ele tinha comprado e eu, obviamente, dei uma receita que usava o forno. Mais ou menos uma hora depois, ele me ligou e disse que não tinha conseguido fazer a receita porque o forno estava estragado. ::O Que merda!! Quando ouvi isso quase pirei, sem exageros. E de novo, sei que pode parecer meio bobo, mas imagine que você vai morar um ano no exterior, tudo vai ser novo, a língua vai ser diferente da sua e a cultura é outra, você precisa do calor do forno para te consolar. Não podia aceitar um lugar sem forno. Falei pra ele que a gente precisava achar outro lugar pra morar. (Juro que não estou inventando)
Então, ele passou um bom tempo tentando me convencer de que o problema do forno estaria resolvido até a hora da minha chegada. Não acreditei muito, mas o que eu podia fazer, ele disse que isso não era um motivo bom o suficiente pra nós trocarmos de casa...
E então eu cheguei, o forno continuava estragado, mas ameaças haviam sido feitas e o dono da casa prometeu que o forno estaria consertado até o fim da semana. Resumindo, nós acabamos com um forno novinho em folha e resolvemos comemorar com uma noite de pizzas.
Eu fiz a massa, e cada um dos moradores da casa ficou encarregado de fazer uma cobertura. Eu e o Lucas fizemos Portuguesa e brigadeiro com morango. Os ingredientes das outras pessoas eram cogumelos, menta, frango, variados tipos de queijos, mas, para a minha surpresa, não tinha queijo mussarela. Dá pra imaginar uma pizza sem mussarela? No Brasil, nós colocamos mussarela até nas pizzas doces, então é muito difícil imaginar uma pizza sem esse queijo. Mas é isso que é fascinante quando se trata de culturas diferentes, até mesmo algo tão óbvio como colocar queijo na pizza pode não ser feito quando se está em um país que não é o seu...
A receita eu peguei de uma revista que comprei no Brasil há muitos anos, e posso dizer que é a melhor receita que já fiz até hoje!
Para a massa
30 g de fermento biológico
2 xícaras de água morna
800 g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1/4 de xícara de azeite
Farinha para abrir a massa
Prepare a massa: dissolva o fermento em água morna e reserve. Peneire a farinha em uma vasilha e acrescente o sal e o açúcar. Faça um buraco no meio e adicione os ingredientes líquidos. Incorpore-os a mistura aos poucos. 

 Sove por 15 minutos (e esse é o grande segredo, sovar bem significar sovar por bastante tempo). Deixe crescer por uma hora, sove por mais 10 minutos e divida a massa em 8 bolas. Salpique um pouco de farinha sobre as bolas. 

Cubra-as com um pano e deixe crescer por mais uma hora. Então, abra as massas com um rolo ou com as mãos, até obter discos bem finos.

Faça a pizza: cubra os discos com molho, queijo (??? Para algumas pessoas isso pode não ser necessário) e os ingredientes da sua preferência. Asse em forno pré-aquecido a 280°, por cerca de 15 minutos.







Comentários

  1. Filhaaaaaaaaaaa! Que legal!! Que sorte essa gente te ter por perto e pela cozinha!!! hahaha
    Maravilha mesmo, eu já provei e sei como são boas tuas pizzas!
    Sorte australiana em ter Pipi por perto! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas