Tortei com molho de carne de panela


Pela primeira vez desde que tenho blog, resolvi fazer uma enquete sobre qual receita postar e confesso que o resultado me surpreendeu um pouco. Para ser sincera, minha relação com tortei é uma relação de amor e ódio. Tem dias que como e amo, tem dias que não consigo entender o que me levou a pensar em comer uma massa meio doce.

Já falei aqui antes que meu gosto para misturas doces e  salgadas é algo não muito bem definido na minha vida. Minhas reações vão do "Eca" ao "Hmmm" sem nenhuma explicação aparente. E isso acontece porque misturar sabores, mesmo sendo eles do mesmo tipo, é algo bem difícil de se fazer. Acho que o fator idade influencia um pouco nessas questões. Nosso paladar vai "amadurecendo" com o passar dos anos. Ou as nossas papilas gustativas vão morrendo mesmo e paramos de sentir parte do gosto que antes nos desagradava. Jamais saberei...

Mas e o tortei? Para mim ele só combina com dois molhos: molho de tomate com creme de leite e molho de carne de panela. E é esse último que vou fazer aqui. 

Ingredientes:
250 g de agulha já limpa
1 tomate
1/2 cebola
1 colher de  sopa de alho picadinho
1/2 taça de vinho tinto
1/2 xícara de molho de tomate pronto
1 colher de sopa de farinha de trigo
Óleo para fritar
Água para cozinhar
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Tire a gordura e o osso (se tiver) da agulha e pique-a em cubos.

Aqueça uma panela de pressão, coloque óleo e frite a carne e o alho. Quando estiver dourando, acrescente a cebola. 

Quando começar a dar uma grudadinha no fundo, acrescente a farinha de trigo (passando ela pela peneira) e coloque o vinho para deglaçar (desgrudar as crostinhas do fundo). Quando o vinho secar, acrescente os tomates, deixe eles murcharem um pouco e adicione o molho de tomate. Molho de tomate comprado pronto precisa dar uma fritadinha para perder a acidez. 


Tempere com sal e pimenta, coloque água até dois dedos acima da carne e coloque na pressão. Depois que pegar a pressão, cozinhe por cerca de 30 minutos. Prove e ajuste o sal e sirva sobre o tortei.

No dia em que eu fiz essa carne de panela, o tortei era um que eu tinha comprado congelado, então, vocês vão ver que a receita aqui está com uma cara diferente.

Para a massa:
320g de farinha
3 ovos (acabei tendo que usar 4)
1 colher de chá de sal
Espinafre em pó (caso queira uma coloração verde)

Recheio:
200 g de abóbora cabotia (a gente chama de moranga na minha casa)
Sal e noz moscada a gosto
1 pitadinha bem pequena de canela (eu não uso)

Peneire a farinha (e o espinafre, caso queria uma massa verde) em uma superfície limpa. Faça o formato de um vulcão, com um furo no meio. Abra um ovo de cada vez em um recipiente e vá transferindo para esse furo (faça isso para evitar perder a mistura com um ovo podre). Trabalhe a massa com as mãos, incorporando a farinha das bordas para o centro, até obter uma massa homogênea e compacta. Como a variação de umidade do ambiente influencia bastante na composição da massa, vá dosando com mais farinha ou mais ovos até a massa ficar homogênea. Ela fica bem dura, bem compacta. Sove por alguns minutos, enrole em um pano umedecido e deixe descansar por cerca de uma hora. 

Prepare o recheio. Retire a casca e as sementes da  abóbora e pique-a em cubos. Faça uma trouxinha com papel alumínio e a coloque dentro. Leve-a para assar por cerca de 40 minutos ou até que ela esteja bem molinha. É importante assar para que a abóbora não fique aguada e não estrague a massa. Aprendi esse truque num curso de culinária que fiz e funciona.



Divida a massa ao meio e abra as duas partes com um rolo ou com uma máquina apropriada para esse fim. Eu gosto da massa bem fininha, acho que é melhor para sentir o sabor do recheio. Distribua o recheio em porções sobre uma metade da massa aberta (Estou colocando uma foto de um ravioli que fiz só para vocês terem ideia de como é para ser. Não tirei foto do processo de recheio do tortei. P.S. a  massa está muito grossa).


Coloque um pouco de água em um pote e passe água ao redor de cada porção de recheio. Coloque a outra massa por cima e aperte bem nas partes em que passou água. Corte a massa para formar retângulos com o recheio no meio. (foto de uma outra massa que eu fiz e que ficou muito grossa)


Esquente água em uma panela funda. Coloque um pouco de sal. Quando a água estiver fervendo, coloque os torteis (tome cuidado para ver se cabem). Eles ficam prontos quando sobem para a superfície da água.
Sirva com o molho.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas