Cake-pop, o pirulito de bolo de cenoura que fiz para a Páscoa


Ai a Páscoa. Quantas lembranças boas eu tenho desse feriado. Quantos momento lindos vivi nesses dias de descanso, comilanças e amor. Não sou aquele tipo de filha que considera os pais super-heróis. Talvez porque esteja mais velha, talvez porque seja muito crítica ou talvez porque meus pais não tenham sido o tipo de pais que eu via na TV. Costumo brincar que quando nasci, meus pais eram "paz e amor" e parece que eu já nasci vestindo a farda do Colégio Militar (onde estudei por sete anos). Sim, eu fui uma filha rebelde, minha rebeldia era ser estudiosa e muito certinha enquanto meus pais tentavam me ensinar a não levar a vida tão a sério. Pensando bem agora, o que será que veio antes, as tentativas deles de me corromperem ou o meu jeito sério de ser? Provavelmente um seja reflexo do outro e ambos tenham se acentuado com o decorrer dos anos. Porém, isso não importa. Diferenças à parte, não posso negar que amor e carinho nunca me faltaram. E um desses atos de carinho tem a ver com a Páscoa.

Eu acreditei em coelhinho da Páscoa por muitos anos e com muita certeza. Onde quer que estivéssemos, na praia, em Gramado ou em casa, meus pais (e muitas vezes meus tios também) criavam uma atmosfera mágica que talvez surpreendesse até adultos. Deixávamos uma cenoura para o coelhinho e, na manhã seguinte, ela estava comidinha. Havia pegadas pela casa, pistas, visitas à casa do coelho e tudo que estava ao alcance dos meus pais para que eu continuasse acreditando no bichinho de olhos vermelhos e pelos branquinhos. Os anos foram passando e eu descobri a verdade, mas nem por isso minhas Páscoas deixaram de ser especiais. Seja pela reunião familiar, pelas comidas especiais, pelas viagens, ou pelas caçadas (que não acabaram quando descobrimos a verdade), essa data faz meu coraçãozinho ascender aquela luzinha vermelha que vemos em desenhos animados. Sei que essa data tem um significado religioso, só que acho que, assim como no Natal, o que mais importa é a família e o amor e isso temos de sobra aqui em casa.

Para finalizar, gostaria de dizer às mamães e aos papais que me leem, que algumas coisinhas simples assim podem parecer bobas, mas elas estimulam a imaginação da criança e criam memórias de amor que ficarão presentes para sempre nas vidas dos seus filhos. Portanto, façam pegadas, caçadas, coloquem cenouras para o coelhinho e aproveitem essa fase em que a magia ainda é realidade e a diversão é tudo o que importa.

Queria postar uma receita de Páscoa, mas acho ovo de Páscoa algo tão simples de fazer que resolvi postar outra coisa. Esse cake-pop é uma ótima opção de culinária para fazer junto com a criançada. Eu faço nas minhas aulas e meus alunos amam.

Ingredientes: 
Para o bolo de cenoura
2 cenouras médias cortadas em cubos
1 de xícara de farinha de trigo
2 ovos
1/2 de xícara de óleo vegetal
1 colher de sopa de fermento químico
1 xícara de açúcar

Para a montagem
400 g de chocolate ao leite
Palitos de churrasquinho ou de pirulito
1/4 de caixinha de leite condensado (em média)
Confeitos para decorar

Modo de preparo
Bolo de cenoura
Bata os ingredientes líquido e a cenoura no liquidificador até virar um creme. Acrescente a farinha e o açúcar e bata até ficar o homogêneo. Por fim, acrescente o fermento e bata apenas para misturar.  Talvez a massa fique muito consistente e não seja possível bater no liquidificador. Leve para assar em uma assadeira pequena e untada em forno a 180 ºC por cerca de cinquenta minutos. A temperatura do forno não pode ser mais alta. Deixe o bolo esfriar para passar para a próxima etapa.

Montagem do cake-pop
Esmigalhe o bolo com as mãos.


Misture o leite condensado até ficar com uma textura que permita fazer bolas.


Faça as bolas e coloque-as em  um prato. Derreta uma pequena parte do chocolate. "Molhe" a ponta do palito no chocolate e crave-a na bola.

Repita isso para todas as bolas. Leve para o congelador por cerca de uma hora. Se for colocar na geladeira, deixe mais tempo.

Depois desse período, derreta o restante do chocolate. Retire os pirulitos da geladeira e cubra-os com o chocolate derretido. O ideal é colocar o chocolate em um recipiente em que seja possível mergulhar a bola inteira do pirulito.


Decore-os com o chocolate branco ou com confeitos e espere o chocolate endurecer. O ideal e não colocar mais na geladeira, mas com o nosso clima quente e formiguento, sei que nem sempre isso é possível...





Comentários

Postagens mais visitadas