Tilápia com crosta de gergelim para a Sexta-feira Santa


Como prometido, estou postando a receita que empatou em número de votos com o Tortei e esse resultado também me surpreendeu. É engraçado como a gente não tem a menor ideia do que vai ou não agradar as pessoas. As duas mais votadas provavelmente seriam umas das últimas a serem postadas aqui, pois eu acho que elas são mais "sem-graça". Entretanto, acho que isso pode ser explicado pelo meu gosto pessoal. Já que, da mesma forma que não sou muito fã de tortei, peixe que não é frito nunca foi algo que me agradou muito. Confesso que só fiz essa receita porque estava em uma das minhas inúmeras tentativas (completamente frustadas) de ser uma pessoa fit. Mas, enfim, eu escrevo para vocês, e, se vocês pedem, eu atendo.

Eu não tinha me dado conta, mas deixando essa receita para esta semana agora, ela vai poder ser aproveitada para a Sexta-feira Santa. Como meu namorado costuma dizer, "as coisas sempre se encaixam". Pelo menos na vida dele isso é verdade e vai ver que, agora que estamos dividindo a vida, as coisas comecem a se encaixar para mim também.

Eu me atrapalhei na hora de fazer a receita e acabei fazendo vídeos e não fazendo fotos. Vou ver se consigo tirar uns prints para colocar aqui. Algumas pessoas me perguntam se eu teria como colocar mais receitas e, sinceramente, eu teria, só que nem sempre eu tenho saco de ficar tirando fotos e fazendo vídeos do que cozinho. E, um problema um pouquinho maior, nem sempre eu sigo uma receita. Como já disse aqui antes, algumas vezes os ingredientes vão surgindo na minha cabeça e eu vou criando enquanto preparo e, como sempre saio correndo de casa depois do almoço, muitas vezes esqueço o que fiz, o que usei, e como preparei a comida. Então gente, quando eu viver para o blog, vou ter uma câmera me acompanhando por onde eu for. Daí eu vou ditando o que estou fazendo e vou poder ter tudo registrado para contar para vocês.

Ingredientes:
3 filés de tilápia;
Mix de gergelim (eu comprei misturado já no super);
Suco de dois limões;
Sal e pimenta moída na hora a gosto;
Óleo para untar a forma.

Modo de preparo:
Tempere os filés com sal, pimenta e limão e deixe-os de molho por no máximo meia hora para que eles não cozinhem por completo no limão. Esse molhadinho do tempero já vai servir para gurdar o gergelim.


Unte uma assadeira com óleo vegetal e reserve. Coloque o mix de gergelim em um prato raso grande o suficiente para caber um filé. Eu monto tipo uma linha de produção para não me atrapalhar: peixe, prato com gergelim, assadeira. Um do lado do outro. Pegue um filé por vez e passe no gergelim (nos dois lados), dando uma apertadinha para que o gergelim grude. 


Coloque na forma untada. Faça isso com os três filés. Asse a 250 ºC por cerca de trinta minutos. Não tente virar porque não dá certo. Eu sei que está pronto quando consigo cortar a parte mais grossa do peixe com um garfo. O peixe pronto é bem fácil de partir. Servi com arroz preto. A única diferença de preparo desse arroz para o arroz normal, é que deixo ele de molho na água antes do preparo por uma hora mais ou menos senão ele fica muito duro.


Comentários

Postagens mais visitadas