Massa com legumes para meus amigos vegetarianos



Eu vou ser sincera (não se assustem, não vou ser tão sincera assim.. hehehe), não gosto muito de cozinhar com restrições. Não pode cebola, não pode leite, não pode glúten, não pode isso, não pode aquilo. Mas a verdade é que cada dia mais gente tá virando vegetariano ou está descobrindo intolerâncias alimentares e se eu quiser continuar cozinhando pra todo mundo, tenho que pensar nessas "gentes".

Apesar dos vegetarianos dizerem que carne não faz falta, eu sempre acho que tá faltando uma coisinha na comida sem carne, sabe? A carne tem um sabor mais forte, ela solta um caldinho que gruda na panela de um jeito especial e tem uma consistência bem específica. Maass, como sempre vejo fotos de muitos legumes coloridinhos e bonitinhos nas linhas do tempo dos meus amigos vegetarianos, e tava com bastante vontade de comer massa, resolvi fazer essa massa com legumes. Vi o que tinha na geladeira e fui colocando na panela. (P.S. Não pensem que esse é meu primeiro prato vegetariano. Eu como e faço outras coisas coisas vegetarianas: pastelão de espinafre, risoto funghi, risoto com gorgonzola, cuscus marroquino, pastinhas diversas...)

E, no fim, acabei fazendo essa massa que é boa pra muitas restrições: sem glúten, sem lactose, vegetariana, vegana :) (sem cebola não tem como, sorry!)

Uma dica pra quem não tá acostumado a cozinhar, é bom deixar tudo picado e perto de ti na hora que tu começas a cozinhar. Ainda mais numa receita como essa, que tem milhões de ingredientes. Faça tipo um check-list com a lista de ingrediente e já deixe as quantidades separadas em potinhos.

Ingredientes

Azeite de oliva
1/4 de berinjela picada
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados
1/4 de cenoura picada
1/3 de abobrinha picada
2 tomates picados
1/2 xícara de molho de tomate
1 espiga de milho (já cozido)
1/4 xícara de pimentão amarelo
sal
2 sachês de shoyo (veja se é sem glúten mesmo, algumas marcas não são)
2 xícaras de espaguete de arroz já cozido (usei de uma marca sem ovo e sem glúten)

Modo de preparo

Em uma wok em fogo alto, acrescente o azeite de oliva e a berinjela para que ela dê uma tostadinha e fique com um gostinho defumado.


Em seguida, acrescente a cebola e o alho e deixe dourar. Coloque a cenoura e a abobrinha e depois o tomate.

Deixe o tomate reduzir bem e coloque o molho de tomate. Finalize com o milho, o pimentão, o shoyo e o sal. Sirva com a massa e salpique salsinha e cebolinha por cima.




Comentários

Postagens mais visitadas