Creminho tzatziki e petiscos para o carnaval

O carnaval tá chegando e muita gente tá planejando se afundar na cachaça. Se você pretende fazer uma festa, mas não quer que as pessoas "deem game-over" antes da noite acabar (ou começar, no caso de uma concentra) é bom preparar algumas comidinhas para que o efeito do álcool não seja tão devastador.

Eu acho que já falei aqui, mas vou repetir, eu AMO petiscos. Gosto de comida de verdade também, mas gosto muito de petiscos porque eles podem ser variados e eu posso comer um pouco (ou muito) de cada coisa e ficar muito feliz. Além disso, eles são mais práticos porque não precisamos de pratos e talheres para todo mundo e nem de lugar para sentar e comer, ou seja, perfeitos! Como o nome em inglês diz (finger food), são alimentos para comer com os dedinhos :)

Nesse post vou fazer meio que uma lista dos petiscos que já postei por aqui e vou postar um novo, o tzatziki.

O Tzatziki é muito bom para as pessoas que estão de dieta, pois ele é bem leve (obriguem as pessoas de dieta a comer, porque elas têm bem mais chances de passar mal com o estômago vazio). Ele é um creminho de origem grega que pode ser comido com torradinhas, bolachinhas, com vegetais cortados em tiras ou pode ser usado como molho para carnes e como molho num wrap (delíciaa).

Bom, primeiro as minhas sugestões de petiscos e depois a receita nova. Uma coisa bem prática é servir pães, bolachinhas, torradinhas ou legumes com pastinhas (os tais dips), daí cada pessoa pode montar na hora o que quer comer.

Dips (os dois primeiros podem ser feitos com antecedência e congelados):



Outros:



Tenho outras receitas de petiscos que não postei ainda e não vou postar agora, então, esse post com certeza vai ser atualizado.

Bom, vamos a receita do taztziki




Ingredientes (rende bem pouco essa receita, então vocês podem fazer o dobro):

160 g de iogurte natural ou iogurte grego NÃO ADOÇADO E SEM AÇÚCAR
1/2 pepino japonês sem casca e sem sementes ralado
1 dente de alho pequeno picado e esmagado
1 colher de sobremesa de hortelã picadinha (pode ser salsa ou endro, mas eu prefiro hortelã)
1 pitada de sal e pimenta
1 colher de sopa de suco de limão

Coloque o iogurte em um filtro de passar café dentro de um coador e deixe o líquido escorrer por mais ou menos uma hora (se você tiver iogurte grego sem açúcar não precisa fazer isso). Em seguida, coloque todos os ingrediente em um pote com tampa, misture, tampe e deixe gelar por pelo menos uma hora. Quanto mais tempo, mais gosto o iogurte pega (mas precisa ser servido no mesmo dia). Sirva com legumes, torradinha ou como molho para carnes e wraps.






Comentários

Postagens mais visitadas