Fondant au chocolat


Depois de muitoooo tempo só postando receitas salgadas, finalmente vou postar uma doce. Qual o motivo? Não sou mito fã de doces.

Não, não tenham inveja e nem fiquem pensando que eu sou magra e musa graças a isso, porque não gostar de doces me faz gostar muito de salgados. Além disso, se estou na TPM preciso comer um docinho, mas, como prefiro salgados, acabo tendo que comer um salgado depois. Ou seja, janto, como um doce e depois como um salgado. (Socorro, dieta!)

Essa é uma receita francesa de um livro que ganhei de presentes de dois amigos meus muito queridos <3

É tipo um bolo, tipo um petit gateau, tipo um brownie, mas não é nada disso porque quase não tem farinha, então, resolvi manter o nome do post em francês mesmo. Eu comi esse doce pela primeira vez lá na Austrália, uma amiga francesa fez pra mim, então posso dizer que sei como ele deve ficar.

Ingredientes:

200 g de chocolate meio-amargo (fiz com o ao leite e deu super certo)
200 g de manteiga (acho que metade disse é suficiente, vou fazer o teste e aviso)
3/4 de xícara de açúcar
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
4 ovos

Modo de preparo

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Acrescente a manteiga em temperatura ambiente já picada em cubinhos para ser mais fácil de derreter e incorporar. Misture bem. Acresente os ovos, o açúcar e a farinha e mexa bem até que fique bem homogêneo. Leve para assar em uma assadeira untada, em forno pré-aquecido a 150 ºC (no meu forno, o mais baixo que consigo deixar é 180, e deu certo mesmo assim) por 40 minutos. Deixe esfriar antes de servir ou sirva ainda quente com sorvete de baunilha :P


Comentários

Postagens mais visitadas