Estranho mesmo seria... Porco à mexicana



Estranho mesmo seria se eu não me apaixonasse pela escrita. Neta de professora, filha de letrista, irmã de escritora, sobrinha de poetisa.
As palavras foram meu primeiro escudo contra um mundo turbulento que conheci na infância. Se conseguiam conter meu choro, as palavras se mostravam mais difíceis de serem contidas. Com 1 ano e 4 meses eu já falava tudo, tudo errado, mas falava.
As palavras me ajudavam a me expressar, a dizer o que eu sentia, a reivindicar atenção, a reclamar, a pedir, a me proteger. Com elas, criei um muro a minha volta, uma muralha, uma uma proteção. E há coisa melhor para afastar pessoas do que palavras? Elas faziam esse papel muito bem. Mantinham longe aqueles que deveriam ficar longe e só aceitavam a aproximação de quem realmente tinha vontade de chegar mais perto.
Não, isso nunca foi consciente, mas, olhando para trás, vejo o quanto era intencional. Na adolescência, a sinceridade era meu maior trunfo. Ninguém que chegasse até mim seria engando como eu tantas vezes fui. O sorriso era dado apenas quando de coração e as palavras, bem, as palavras fugiram um pouco do controle...
Cresci, sofri, aprendi, entendi. Hoje, as minhas palavras são muito contidas, apesar de os que me conheceram mais recentemente acharem que não. Hoje, as palavras também trazem mensagens boas, ensinam receitas, são gentis, contam piadas. Hoje, as palavras riem. E eu, que achava que as palavras eram um escudo, uma arma, percebo que elas podem muito bem ser flores... E, sendo flores, são completamente apaixonantes. Estranho mesmo seria se eu não me apaixonasse por elas.
Foi através das palavras (dos livros e da Internet) que pude descobrir tantos sabores novos, como as minhas amadas preparações mexicanas.
Meu primeiro contato com essa gastronomia foi por uma coleção de livros que já postei aqui: https://cuisinepipi.blogspot.com/2012/04/italia-final-de-semana-gastronomico-em.html
Depois disso, foram restaurantes aqui e fora e muitas outras receitas encontradas por aí. Como vocês sabem, as receitas, na maioria das vezes, me servem de inspiração e não de regra, e foi o caso dessa receita aqui.

Ingredientes:
Óleo vegetal
500 g de pernil de porco sem gordura e cortado em cubos;
1/4 de xícara de pimentão picado;
Um punhado de coentro ou salsa;
Alecrim fresco e orégano a gosto;
1 folha de louro;
Uma cebola picada;
Suco de dois limões;
Caldo de legumes suficiente para cobrir a carne (pode ser substituído por água);
Sal e pimenta preta a gosto.

Aqueça uma panela de pressão, coloque o óleo vegetal e frite o porco. Acrescente os temperos e espere dourar. Junte a cebola e o pimentão e frite bem. Coloque o suco de limão e o caldo de legumes e coloque na pressão. Deixe na pressão por cerca de meia hora. Sirva com guacamole, sour cream, queijo e a salada de sua preferência (https://cuisinepipi.blogspot.com/2012/07/noite-mexicana-parte-1-nachos-guacamole.html) em um pão de burrito, árabe ou pita.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas