Itália: Final de Semana Gastronômico em Arroio Teixeira (Parte I)

(English version at: http://cuisinepipi.blogspot.com.br/2012/04/italy-gastronomic-weekend-at-arroio.html)

Nesse final de semana, fui para Arroio Teixeira, a praia que veraneio desde que nasci. Ela é bem pequena, e, por isso, não tem quase ninguém e nada para fazer no inverno. Ou seja, para não morrer de tédio, tive que cozinhar, que pena... hehehe. A minha casa é bem simples, mas é bem confortável e agradável tanto no inverno, quanto no verão. A cozinha não é lá grandes coisas, mas deu para preparar tudo o que eu queria...
Ano passado, eu comprei uma coleção de livros de gastronomia, uma dessas que vêm semanalmente e que se compra em bancas de jornal. O nome da coleção é “Cozinha do Mundo”, da Abril, e a cada semana vinha um país diferente.
Eu já fiz receitas dessa coleção, mas agora resolvi fazê-las de forma mais organizada. Cada semana, vou escolher uma ou mais receitas de um dos livros. Para não ter que escolher qual país fazer primeiro, vou seguir a ordem com que eles foram lançados.
Então, nossa primeira viagem é à Itália. Tenho uma amiga que tem um blog que me inspirou a criar o meu, a Carla (blog: Cucina Artusiana), e ela é especialista em culinária italiana, então, se quiserem um expert, dêem uma olhada no blog dela. Eu vou só seguir as receitas do livro, mas não sou nenhuma especialista... hehe
Sempre que penso em comida italiana me lembro de massa e pizza, não é só essa gastronomia que têm lá, mas é a que a maioria das pessoas associa com os italianos: una buona pasta. Dizem que a massa teve origem lá, entre os séculos 10 e 11, em uma localidade perto de Palermo de ocupação islâmica. No decorrer dos séculos, a massa foi se difundindo pela Itália, mas seu centro de produção era localizado perto de Nápoles. (fonte: Cozinha do Mundo) Hoje temos massa em todos os lugares do mundo e na culinária de muitos países, por ser algo rápido e prático. (pelo menos as que a gente compra prontas são)
Por isso, resolvi fazer uma massa, uma um pouquinho difícil: ravióli, o resultado não ficou perfeito, e a foto do livro não ficou tão parecida com a foto que eu tirei do meu prato pronto, mas ficou gostoso.
Cardápio:
Entrada – Sopa de Cebola
Prato Principal – Ravióli à Napolitana
Sobremesa – ovos de páscoa ;)

Receitas:
Sopa de Cebola
160g de cebola;
50g de manteiga (usei margarina por que não tinha manteiga em casa);
20g de farinha de trigo;
1 litro de caldo de vegetais;
1 folhinha de manjericão para decorar.
Corte a cebola em rodela e frite-as na manteiga (na receitas não diz, mas tem que derreter a manteiga antes de colocar a cebola), em uma panela funda, até que comecem a dourar. Acrescente a farinha de trigo e misture. Junte o caldo de vegetais (dissolvi um caldo, esses de tablete, de vegetais em água morna) e ferva por 15 minutos. Sirva em seguida, decorando com o manjericão.


Ravióli
Recheio:
2 colheres de sopa de óleo;
20g de cebola picada bem fininha (isso é, eu acho, cerca de ¼ de uma cebola médio);
1 dente de alho picado;
220g de carne moída;
Sal a gosto;
½ colher de sopa de farinha de trigo;
Ervas frescas picadas a gosto.
Massa:
320g de farinha;
3 ovos (acabei tendo que usar 4);
1g de sal (gente o que é um grama? Acabei usando uma colherinha de sobremesa).
Molho
(receita minha, no livro mandava usar molho de tomate a gosto)
1 cebola picada;
2 dentes de alho picados;
2 tomates picados;
1 tablete de caldo de legumes;
1 colher de sopa de farinha de trigo.
Estou colocando a foto para vocês saberem mais ou menos os tamanhos.



Prepare a massa: peneire a farinha sobre uma superfície lisa, formando um monte. Abra uma cavidade no centro e quebre os ovos dentro. Adicione o sal. Trabalhe a massa com as mãos, incorporando a farinha das bordas para o centro, até obter uma massa homogênea e compacta. (não estava conseguindo formar uma massa, estava muito esfarelento, então, botei mais um ovo e deu certo. A massa fica bem dura, bem compacta.) Sove por alguns minutos, enrole em um pano umedecido e deixe descansar por cerca de uma hora.


Prepare o recheio de carne: leve uma panela ao fogo com o óleo e refogue a cebola e o alho até dourar. Junte a carne moída, misturando bem. Tempere com sal e salpique com farinha de trigo, para obter uma consistência cremosa. Cozinhe por mais cinco minutos e junte as ervas frescas. Reserve.
Prepare o molho: leve uma panela ao fogo com o óleo e refogue a cebola, quando estiver quase dourando, acrescente o alho. Deixe-os dourar bem. Em seguida, junte os tomates e o tablete de caldo de legumes. Deixe fritar em fogo baixo por 15 minutos. Coloque a farinha de trigo e misture bem. Acrescente meio copo de água e deixe cozinhar um pouco. Reserve.
Prepare os raviólis: abra a massa em 2 folhas de cerca de 3 mm de espessura cada (fiz isso e ficou grosso demais, no dia seguinte fiz mais uma tentativa, com a massa da finura de uma folha de ofício e ficou bem melhor). Disponha porções de recheio sobre uma folha de massa e cubra com a outra folha. Pressione bem as bordas, para que colem e, com o auxílio de um cortador quadrado (usei uma faca mesmo), corte os raviólis ao redor do recheio.



Cozinhe os raviólis em um caldeirão de água e sal e escorra-os (aqui faltou a informação de quanto tempo deixar, depois que os raviólis subiram eu deixei mais uns dez minutos, mas o melhor e provar para ter certeza). Regue com manteiga derretida, coloque o molho por cima e polvilhe com queijo ralado. Sirva em seguida.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas