Galinha Descabelada na Espanha
No início desse ano, tive a linda oportunidade de passar um mês viajando pela Europa e pude conhecer de perto tudo aquilo que já conhecia dos livros e da TV.
Quando procurei por albergues, peguei os que tinham cozinha, pois não ia conseguir passar um mês inteiro sem cozinhar e também porque é bem mais barato fazer comida em casa do que comer fora, e, como boa mochileira, o dinheiro não estava sobrando.
Infelizmente, as cozinhas dos albergues não eram exatamente cozinhas. E não estou falando com um olhar de cozinheira, pois as minhas comidas normalmente são bem simples e não necessitam de grandes apetrechos. Em alguns albergues, simplesmente não tinha cozinha, em outros, a cozinha era um microondas e uma pia, e outros tinham fogão, mas não tinham forno. Enfim, cozinhar naquelas terras de lá foi mais difícil do que eu pensava...
Como já falei antes, minha grande degustadora é a minha irmã, e a comida predileta dela é "Galinha Descabelada", razão pela qual é sempre esse o cardápio no aniversário dela. Porém, esse ano estávamos em Paris, e a cozinha do albergue era um microondas, ou seja, fiquei devendo e acabei preparando o prato no primeiro albergue com forno que paramos: em Madri.
Claro que não ficou igual, pois é difícil achar todos os ingredientes, mas o resultado agradou a ela e aos amigos que fizemos por lá.
Galinha Descabelada
Ingredientes:
- dois peitos de frango médios picados em cubos;
- cinco tomates médios picados;
- duas cebolas picadas;
- quatro dentes de alho picados;
- óleo, sal e pimenta a gosto;
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate;
- 2 caixinhas de creme de leite;
- 350 gramas de queijo mussarela;
- dois pacotes médios de batata palha (lá na Espanha o mais próximo que achei foi rufles)
Modo de preparo:
Em uma panela de fundo largo, coloque o óleo, o frango e o alho e deixe fritar. O frango, e a maioria das carnes, soltam um caldinho quando cozinham, eu gosto de esperar o caldinho secar para só depois por a cebola, assim ela fica mais crocante e mais saborosa. Então, depois que o caldinho secar, coloque a cebola e deixe fritar um pouco até que ela doure. Em seguida, acrescente a pimenta, o sal, o tomate e a polpa de tomate. Deixe cozinhar em fogo baixo por uns dez minutos, acrescentando água de vez em quando para não queimar. E está pronto o molho base.
Em uma forma, que pode ser de vidro ou alumínio, coloque metade do molho. Cubra com uma camada de creme de leite (use toda a caixinha), uma camada de queijo e uma camada de batata palha (um pacote inteiro). Repita as camadas e leve ao forno pré-aquecido por 35 minutos ou até começar a borbulhar. Retire do forno e sirva com arroz branco.
O resultado é uma comida super calórica, mas muito saborosa.
Esse foi o que eu fiz na Espanha, com rufles ao invés de batata palha, mas o normal fica assim:
Espero que gostem! Qualquer dúvida ou sugestão é só falar!
Essa galinha descabelada tava boa! Depois de um mes comendo fast food, em madri a gente comeu muito bem! Muito legal a ideia do blog! Te amoo, Lucas
ResponderExcluire continuo querendo em todos os meus anívers :D mas se quiser fazer esse finde tb, fica a vontade ;) ehhehehehehehe
ResponderExcluir