Frango indiano com creme de abóbora e a arte de copiar



Algumas pessoas são famosas por terem invenções muito criativas, por criarem coisas que ninguém nunca imaginou que existiria, por partirem do zero e chegarem ao infinito. E, desde pequena, eu acho isso lindo. Porém, o meu tipo de criatividade (só descobri que era criativa depois de adulta), vem de uma forma diferente. Raramente eu tenho uma ideia mirabolante totalmente do nada. Eu preciso de inspirações para criar. Só que o que talvez faça as pessoas pensarem que eu sou criativa são as minhas outras características. Se eu quero criar algo, eu pesquiso, eu estudo, eu faço anotações quando surge uma inspiração ou uma ideia, enfim, sou nerd até na hora de ser criativa. Mas que bom que cada um é de um jeito. E resolvi escrever esse post para dizer que se você não se considera uma pessoa criativa, ainda dá tempo de virar uma.

Eu faço assim, tenho um  objetivo, por exemplo, criar uma comida amarela. Começo a ficar mais atenta às comidas amarelas que passam pela minha timeline ou que aparecem na minha vida em outros momentos. Depois, busco no Google, comida amarela. Então, começo a juntar na minha cabeça as pecinhas desse quebra-cabeça. Duas questões são muito importantes no processo criativo: 1) Para quem eu estou criando?
2) Eu tenho como conseguir o que é necessário para criar o que quero?
Essas perguntas se desdobram, mas basta dizer que, muitas vezes, a segunda pergunta surge ao contrário. Nesse caso, eu queria usar o Garam Masala (http://bit.ly/garamdapi), e precisava achar uma receita para ele. Quando vi o frango servido com creme de abóbora (no Instagram de um restaurante) eu soube que estava feita a combinação perfeita. Honestamente, não sei os temperos da receita que me inspirou, pois não provei ela.

Creme de abóbora:
500 g de abóbora cabotiá sem casca
1 cebola picada
1 dente de alho picado
Óleo para fritar
Água para cozinhar
Sal a gosto

Em uma panela quente, coloque o óleo e a cebola. Quando tiver quase dourando, acrescente o alho. Deixe fritar mais um pouquinho (cuidando para não queimar) e acrescente a abóbora picada e água suficiente para cobri-la. Tempere com sal. Deixe ferver até que a abóbora tenha amolecido bem. Espere esfriar e leve a abóbora e a água para bater no liquidificador.

Frango indiano
Creme de abóbora (quanto baste)
350 g de peito de frango picado em cubos
1 colher de sopa de garam masala (https://cuisinepipi.blogspot.com/2019/02/garam-masala-o-tempero-indiano.html) (se você não tiver esse tempero, use cominho, coentro, canela, cravo a gosto)
Óleo para fritar
Sal a gosto

Leve uma panela de fundo largo ao fogo e espere esquentar. Quando ela estiver quente, coloque o óleo e o frango. É importante não colocar muito frango de uma vez só na panela para não soltar muita água e o frango não ressecar. (Se você gosta ou não se importe que o frango seque, pode colocar tudo de uma vez só. Deixe na panela até ficar douradinho) Tempere com sal e o garam masala. Quando o frango começar a desgrudar da panela, vire-o e deixe fritar do outro lado. Retire o frango que já está pronto e comece a fritar uma nova leva.
Depois que todo frango estiver pronto, devolva tudo para a panela e acrescente o creme de abóbora. Prove e ajuste o sal e sirva com arroz branco, arroz basmati ou arroz jasmim. Eu usei um chips de batata doce para acompanha, mas honestamente acho que ficaria melhor (e menos saudável) com batata palha.

Comentários

Postagens mais visitadas