Risoto de bacon com espinafre, um amor por cozinhar



Cozinhar é aprender todos os dias o tempo todo. É estar atento a dicas, receitas, temperos, fotos, ingredientes, sabores e cores. É saber combinar ingredientes e também é saber quando eles não combinam. É saber copiar receitas ou saber mudá-las por necessidade ou simples vontade. Amar cozinhar é estar de barriga cheia e conseguir planejar a próxima refeição. É querer agradar a si e, principalmente, aos outros com sabores e texturas que sabemos que vão dar certo. Cozinhar é transformar. Transformar alimentos em pratos, pratos em sabores, sabores em memórias. Amar cozinhar é simplesmente amar e ponto final.

Tive a ideia dessa receita, quando a diretora de uma escola me contou que havia feito uma pizza com esses ingredientes. Na hora que ela falou, já veio na minha mente esse risoto. Eu e meu namorado amamos risotos e eu sempre tento variar nos sabores.

Ingredientes:
Para o caldo:
Carcaça (limpa) de frango
Pé de frango
Cebola
Alho poró
Cenoura
Água

Para o risoto:
3 colheres de sopa de manteiga;
2 dentes de alho picados;
1 cebola bem picada;
2 xícaras de espinafre higienizado;
Bacon a gosto picado em cubos;
1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli (especial para risotos)
1/2 cálice de vinho branco seco;
2 litros de caldo frango (caseiro ou de tablete), fervendo;
1/2 xícara de queijo parmesão fresco ralado na hora.

Modo de Preparo:

Caldo: colocar tudo em uma panela com água fria, levar ao fogo até ferver, baixar o fogo e deixar reduzir. É importante fazer um corte em X na palma dos pezinhos do frango para soltar o colágeno, pois ele dá mais sabor. Eu faço quando tenho oportunidade e deixo reduzir bem para depois manter congelado em forminhas de gelo.

Risoto: leve o caldo ao fogo e espere ele ferver para começar a usar. Depois que abrir fervura, manter em fogo baixo. Frite o bacon na sua própria gordura e reserve em um papel toalha para absorver a gordura. Leve uma panela ao fogo, espere ela aquecer, e derreta duas colheres de manteiga. Em seguida, acrescente a cebola e espere dourar de leve, cuidado para não queimar, pois isso pode alterar o sabor do risoto. Junte o arroz e o alho, deixe fritar até até as pontinhas do grão estejam transparentes. Acrescente o vinho. Sem parar de mexer, espere o vinho secar e acrescente uma concha do caldo de frango. Caso queira usar tablete pronto, use um por litro de água. Repita o processo, mexendo de tempos em tempos, até que o arroz esteja cozido. O ponto do arroz é quando, ao parti-lo no meio, vemos que há apenas 1 pontinho branco não cozido no meio do grão. Desligue o fogo e finalize com a manteiga restante, o bacon, o parmesão e o espinafre. Misture os ingredientes ao arroz e espere 5 minutos para servir. Quando eu fiz, não precisei acrescentar sal, mas cada um tem um gosto. Então, prove antes de servir. 

Comentários

Postagens mais visitadas