Pastinha de tomates secos, outros petiscos para o Natal e o Ano Novo e reflexões sobre o fim de ano


Dezembro é sinônimo de um milhão de festinhas para ir. Todos querem comemorar o final do ano e o início do ano seguinte. O que, parando para pensar, é muito louco, pois a maioria das pessoas não muda nada em sua rotina com a mudança de ano. Seguem sentados no mesmo escritório, fazendo o mesmo trabalho, atendendo as mesmas pessoas e, infelizmente, ganhando a mesma coisa. Mas mesmo assim, todos comemoram o fim do ano como se o ano que está por vir fosse mudar tudo.

Já para mim, para as outras professoras e para as crianças e adolescentes, o fim de ano tem sim muitos significados e o ano seguinte traz, sim, muitas mudanças. Muitos dos meus alunos saem da escola, trocam de escola e eu acabo não vendo mais eles. Outras vezes eu troco de turma e, mesmo que eu continue vendo meus alunos, a frequência é muito menor e o contanto é reduzido. E, no pior dos casos, eu troco de escola, daí, chego a me despedir de 100 alunos em um dia só. Haja coração e lencinho de papel para dar conta da choradeira.

Além das mudanças, para essas pessoas que acabei de mencionar, no fim de ano tem o cansaço. E não é pouco o cansaço que o professor sente no fim do ano. Além de tudo que vocês já sabem sobre como ser professor toma tempo, envolvimento e dedicação, tem o fato de que todo mundo a nossa volta está cansado também. Nossos clientes, os alunos, já estão exaustos por passarem o ano inteiro estudando e anseiam pelas férias. Os nossos colegas professores também estão cansados. Ou seja, é um monte de gente cansada em um mesmo ambiente e isso pode ser bem estressante.

Só que nem só de cansaço o fim de ano é feito. No final do ano, comemoramos o Natal, uma das minhas datas prediletas do ano. Quando eu era pequena, além de ganhar presentes, aprendi o que essa data significava para a minha religião, então, esse dia do ano tem uma aura um pouco mística para mim. Além disso, tem as decorações, a expectativa para a data, o Papai Noel e as comidinhas.

Confesso que nunca fui muito fã das comidas de Natal e agora que sou eu que preparo a ceia faço as comidas que me dão vontade. Neste ano, não teremos ceia, vou fazer diversos petiscos que servirão como refeição para a noite toda. A receita de hoje é um dos petiscos que vou fazer. Outros já tem receitas aqui no blog (neste post tem algumas receitas com os links: http://cuisinepipi.blogspot.com.br/2017/08/creme-de-gorgonzola-e-as-comidinhas-do.html). Depois do Natal faço um post com o que fiz neste ano.

Ingredientes:

100 g de ricota ralada
100 g de tomates secos bem picadinhos 
Óleo da conserva do tomate suficiente para dar "liga" (usei praticamente todo que vinha)
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingrediente e prove para ver se está bom de sal. Sirva com bolacha água e sal ou com pepino japonês fatiado.








Comentários

Postagens mais visitadas