Minipizza para o dia das crianças



Com que idade começam a surgir nossas paixões e nossos talentos? Para ser talento, tem que ser nato, certo? Mas as paixões só podem surgir depois que conhecemos algo, não é verdade? Só que mesmo assim, acredito que as duas coisas andem meio juntas e, quando surgem na nossa vida num momento muito inicial da nossa jornada, elas se confundem muito com quem somos, passam a ser parte de nós mesmos e, podem até ser esquecidas por um tempo, mas sempre que voltam, têm a força de uma paixão novinha em folha. Eu posso dizer que minhas duas paixões surgiram há muitos anos, ensinar e cozinhar estão na minha memória de uma época que talvez eu nem devesse conseguir lembrar.
Tive pais muito apaixonados por criança e muito empolgados em criar brincadeiras diferentes para mim. Apesar da minha coordenação motora atual não fazer jus a essa época, desde pequena fui muito estimulada com materiais didáticos diversos. Minha estava cursando Letras e trabalhava em uma creche quando eu nasci, meu pai, junto com ela, comandava o "salão", momento de brincadeiras e música na sociedade espírita que eu frequentava. Por isso, acho que foi com naturalidade que, quando estava na primeira ou segunda série do colégio, ia no turno inverso para a minha escola (a mesma em que a minha mãe dava aula) para "ajudar" a professora do jardim. Honestamente, eu não sei o quanto ajudava, afinal de contas, tinha apenas 1 ano a mais do que as outras crianças, mas juro que me sentia muito maior e muito responsável por elas. Hoje, para quem não sabe, sou professora de inglês para crianças a partir dos 8 meses de idade <3 (não, elas não falam ainda, mas fazem barulhinhos no ritmo das músicas que eu canto para elas).
E cozinhar? Ou será que a minha paixão é a comida? Bom, a primeira história que tenho é de um cartão que fiz para o dia das mães quando eu estava na creche. Era para eu desenhar a "atividade" que eu mais mais gostava de fazer com a minha mãe ou que mais gostava que ela fizesse para mim. Meu desenho foi um pouco peculiar, desenhei minha mãe com um fogão!! Bem do lar, né? heheh. Ela conta que ficou arrasada com a situação, pois esperava que uma das coisas milaborantes que fazia comigo estivesse representada naquele cartão. Porém, o que ela não sabia, ou não queria perceber, é o quanto a comida já era importante para mim naquela época. Ela também conta que eu ficava na volta dela pedindo para tocar nos ingredientes enquanto ela cozinhava. Para mim, a cozinha sempre foi uma mágica e, até hoje, pensar que claras viram merengue é algo surreal.Vocês já pararam para pensar como isso foi descoberto? Se alguém souber, me conta por favor!!
Bom, e ontem foi dia das crianças (algo que vivo intensamente por causa da minha profissão), o que me fez lembrar com muito carinho que todo Dia das Crianças minha mãe nos deixava escolher a comida que ia cozinhar para a gente. Eu me lembro de ansiar por esse momento, não que fosse uma comida muito especial, mas gostava muito da possibilidade de escolher. Acho que quando ela fez a proposta, achou que seriam comidas diferentes a cada anos, mas eu sempre queria bife a milanesa com batata frita e a minha irmã ou queria também ou simplesmente aceitava, como saber? Eu era a mais velha heheh
Enfim, resolvi postar uma receita que eu acho que a maioria das crianças gosta, pizza!!
Fiz minipizzas, mas elas podem ser pizzas grandes mesmo. Já fiz essa receita com alunos particulares e eles fizeram pizzas médias no formato do Minecraft, hehehe. Acho que é uma receita muito divertida para fazer no feriado, as crianças geralmente adoram sovar a massa!



Mas vamos à receita:

Molho de tomate para pizza:
5 tomates
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de orégano
Sal e pimenta a gosto.

Pique os tomates em quatro pedaços. Coloque-os com os outros ingredientes no liquidificador e bata até ficar tudo líquido.



Para a cobertura:
Molho
Queijo mussarela ralado
Linguicinha fininha fatiada
Tomate cereja fatiado
Manjericão
Orégano

Massa (ingredientes da Cozinha Prática, modo de preparo meu):
6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
2 1/2 xícaras (chá) de água morna
1/4 xícara (chá) de óleo
farinha de trigo para polvilhar a bancada
óleo para untar a tigela

Em um recipiente, misture a água, o açúcar e o fermento e espere espumar (como na foto).


Em uma tigela, coloque todos os ingredientes secos e misture bem. Faça um buraco no meio e coloque o óleo. Vá incorporando o óleo na farinha com a ajuda de um garfo. Não precisa misturar muito bem. Em seguida, coloque a mistura do fermento e vá incorporando com o garfo. Quando não der mais para mexer com o garfo, comece a misturar com as mãos. Não precisa sovar muito, mas a massa deve estar lisinha. Essa massa é meio grudenta. não se assuste.

Na mesma tigela que eu faço a massa, eu passo um pouco de óleo e devolvo a massa. Tem que deixar descansar por mais ou menos uma hora. A massa deve quase triplicar de tamanho.
Para fazer a minipizza, eu abri a massa com um rolo e cortei a massa com um copo para ficar redondo. Para fazer as pizzas da cooking, class, abri a cada massa individualmente. 

Pré-aqueça o forno a 280 ºC (uso sempre a temperatura mais alta do forno). Coloque as massinhas em uma forma untada e asse até dourar o lado de baixo. Retire, vire de cabeça para baixo e coloque a cobertura. 

Nas pizzas de calabresa, coloquei molho, queijo, linguicinha fininha e orégano;
Nas pizzas marguerita, coloquei molho, queijo, tomate. O manjericão eu coloco só depois de assar para ficar "fresco".

Leve de volta ao forno até o queijo derreter bem.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas