Bolo integral de banana e maçã



Ser saudável é um lema de vida para muitas pessoas. E eu sou uma dessas pessoas. Não quero comer bem para ficar bonita ou magra, quero comer bem, pois acho que vou viver muito tempo e quero tratar meu corpo com carinho para que ele chegue na velhice numa "condição de uso" satisfatória.
Certa vez li um livro que falava muito mal dos alimentos processados e da farinha branca principalmente. Uma frase que me marcou foi "se nem os bichos comem, como os seres humanos podem comer?". E é verdade, se deixamos um saco de farinha parado por muito tempo, ele não pega bicho e nem apodrece. Tente fazer o mesmo com o arroz branco (que não é lá grandes coisas, pois é muito processado), em alguns meses ele se enche de bichinhos bem pequeninhos que usam ele como alimento. Então, sempre que possível, eu tento fazer em casa alimentos mais integrais.
Esse bolo foi feito por esse motivo, fui criando a receita dele na hora. Tenho uma receita de bolo de chocolate da minha mãe que uso como "base" para fazer os demais bolos que invento (http://cuisinepipi.blogspot.com.br/2012/10/bolo-de-chocolate-da-mamae.html). Ficou tão gostosinho que resolvi postar aqui.

Ingredientes:
1/2 xícara de farinha de trigo branca
1/4 xícara de farinha de trigo integral
1/4 de xícara de farelo de aveia
1/3 de xícara de óleo (usei óleo de arroz que era o que tinha em casa)
1/2 xícara de açúcar mascavo
3 bananas nanicas
1 maçã pequena
1 colher de sopa de fermento químico
1/2 xícara de leite morno
1/4 xícara de água
1 ovo
Açúcar mascavo e canela para polvilhar

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes secos.

Acrescente a maçã e uma banana picadinha e misture mais um pouco.

Adicione os ingredientes molhados e misture bem. Minha mãe entrou na cozinhe na hora e disse que um dos segredos é mexer por um bom tempo.
Em uma forma de 21 cm X 9 cm (a minha forma é de silicone, por isso não untei), coloque uma camada fininha de açúcar e as 2 banana fatiadas por cima.


Coloque a massa do bolo e leve para assar a 180 ºC por cerca de uma hora (enfie uma faca no meio para ver se está pronto, se ela sair sem nenhum pedaço de bolo, está pronto).


Na hora de servir, polvilhe açúcar e canela.

Comentários

Postagens mais visitadas