Galinhada, um prato simples, porém saboroso e com a cara do Brasil


A escolha por quais receitas postar é sempre uma tarefa muito difícil. Quais receitas são óbvias e quais não são? As pessoas estão em busca de ideias novas ou de formas de preparo? Essas dúvidas sempre me acometem quando começo a pensar se uma receita deve ou não estar no blog. A verdade é que é impossível agradar a todos. E eu, como boa professora que sou, acho que é sempre mais útil ensinar o básico para que a pessoa possa dar os próprios passos sozinha depois.

Minha mãe diz que desde muito nova eu já tinha essa maneira de ensinar. Gosto de ver as pessoas construindo o que estão aprendendo junto comigo ou, até mesmo, sozinhas. Lembro de ensiná-la a fazer coisas novas no computador. Ela sentava à frente da tela e eu ia apenas ditando os passos para que ela já fizesse "sozinha" desde a primeira vez.

Com a cozinha isso não é diferente, depois que aprendemos certas coisas mais básicas, tudo parece mais fácil. Se sabemos cortar os legumes, qual cor a cebola deve estar quando frita e como fazer um arroz soltinho, aos poucos vamos desvendando os segredos da culinária. E, como qualquer atividade nova que se aprende, nada é melhor do que a prática. Quanto mais a gente cozinha (com consciência e seguindo receitas), mais fácil é para criarmos nossas próprias receitas no futuro. 

A receita de hoje é uma receita bem simples, mas que eu só aprendi a fazer depois de muito tempo na cozinha, com a minha sogra.

Ingredientes:
800 g de coxinhas da asa temperadas como nessa receita aqui:
1 xícara de arroz
2 xícaras de água fria
1 tomate com pele e sementes picado
1 cebola picada
1/4 de xícara de molho de tomate pronto
1/4 de xícara de milho
Óleo para fritar
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Tempere o frango e deixe de molho no tempero por pelo menos 1 hora.
Opção 1: leve as coxinhas para fritar em uma panela com bem pouco óleo. Quando elas estiverem douradinhas, acrescente a cebola e deixe dourar também. Junte o tomate e espere que ele desmanche bem. Junte o arroz e frite-o de leve. Em seguida, acrescente o molho de tomate e frite-o até dar uma grudadinha no fundo. Acrescente duas xícaras de água fria, baixe o fogo, tampe parcialmente a panela. Depois de uns 5 minutos fervendo, acrescente o milho e deixe o arroz cozinhar até a água secar.
Opção 2: use metade das coxinhas para fazer o arroz. Asse a outra metade em uma churrasqueira de fogão ou na airfryer para que uma parte das coxinhas fique crocante.

Comentários

Postagens mais visitadas