Itália: Final de Semana Gastronômico em Arroio Teixeira (Parte II)


Pizza

Pizza é, sem dúvida alguma, a minha comida predileta, e eu já tentei muitas vezes fazer pizza em casa, sempre fica bom, mas nunca fica igual a das pizzarias. Essa foi a vez que cheguei mais perto de uma pizza parecida com as que a gente compra, mas não ficou igual ainda. Acho que um grande problema é o forno, meu forno não à lenha, e o forno aqui da praia é bem ruinzinho, o que dificulta um pouco. Um dia ainda vou fazer em um forno à lenha e descobrir se é esse o problema mesmo.
Outra coisa que eu sempre achei que fazia a pizza ficar diferente era o fermento. Nas receitas sempre pede fermento fresco, e eu nunca acho. Dessa vez eu achei, mas confesso que fiquei um pouco decepcionada, deixei a massa descansar por duas horas e ela não cresceu nada...

Bom, vamos à receita:
Ingredientes
Para a massa
30g de fermento fresco;
125 ml de água morna;
500g de farinha de trigo;
½ colher (sopa) de sal;
Farinha de trigo para abrir a massa.
Para a pizza
(a cobertura fui eu quem escolhi, cada um faz com o que gosta)
300 g de quieijo mussarela ralado;
Molho de tomate (usei o da última receita);
½ vidro de palmito;
½ cebola picada;
½ tomate picado;
1/2 tomate fatiado;
1 ovo cozido;
2 colheres de sopa de milho verde;
2 dentes de alho picado;
Manjericão fresco a gosto.
Prepare a massa: dissolva o fermento na água morna. Junte três colheres (sopa) de farinha de trigo e o sal e misture até obter uma massa homogênea (como não virava uma massa, parecia mais um mingau, coloquei cinco colheres, mas mesmo assim ficou bem líquido). Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. 

Peneire a farinha restante sobre uma superfície lisa e coloque a massa no centro. Sove até obter uma mistura consistente, mas elástica. Divida-a em quatro porções, modelando cada uma delas como uma bola. Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre as bolas de massa. Cubra-as com um pano e deixe descansar por cerca de 2 horas. 

Em seguida, abra cada uma das bolas com um rolo ou com as mãos, até obter um disco fino.
Prepare a pizza: nos discos, distribua o molho de tomates, o queijo mussarela e o restante dos ingredientes de sua preferência. 

Asse em forno pré-aquecido, a 280°C, por 15 minutos.

Resolvi colocar uma foto da maravilhosa pizza italiana que comi em Florença. Ela é bem grande e vem num prato, não numa forma. A primeira que comi, fui cortando pedaço por pedaço, depois aprendi que tem que cortar em fatias e comer com a mão mesmo... Uma delicia... mas como todos sabem, não tem a variedade de sabores que tem aqui no Brasil.



Comentários

Postagens mais visitadas