Um porco à milanesa e memórias do paladar


Aprender a comer coisas diferentes é criar memórias que te acompanharão para sempre. Já falei que meu paladar mudou muito nos últimos anos, e a aceitação do alecrim fez parte dessa mudança

Um amigo muito especial da minha mãe foi o responsável por introduzir essa especiaria na minha cozinha, nos meus pratos e, hoje, no meu coração. Lembro-me perfeitamente de quando comi alecrim pela primeira vez no bife à milanesa. Eu não era uma criança mais, mas acho que meu paladar ainda estava muito infantil e detestava ver verdinhos na comida. Por isso, quando vi aqueles pedacinhos verdes no tão amado bife à milanesa já fiquei triste. Provei e não achei ruim, mas também não achei bom. Comi, porque para eu não comer algo eu tenho que realmente não gostar. Acontece que ele fez essa receita mais de uma vez e eu acabei comendo de novo e de novo até que cheguei no ponto que estou agora, em que o bife à milanesa só é bife à milanesa quando tem alecrim. O mais engraçado é que passei a usar alecrim em qualquer coisa à milanesa. Acho que o gostinho dele (gostinho de pasta de dente, segundo meu namorado) quebra muito bem a intensidade da gordura e traz uma leveza ao prato.
E o porco? Sei que o porco também foi um aprendizado, mas honestamente não me lembro do momento em que ele passou de eca para hmm. Mas certamente algo que me faz amar filé migon suíno é que ele é uma carne de alta qualidade com um preço bem baixo. A receita de hoje é fácil e saborosa, espero que vocês gostem.

Ingredientes:
Filé mignon suíno
Farinha de trigo
Farinha panko ou farinha de rosca
Água
Sal 
Alecrim
Limão
Óleo para fritar

Modo de preparo:
Corte o porco em fatia de de mais ou menos 2cm de espessura.


Coloque o pedaço de carne dentro de um saquinho de plástico desses de cozinha e bata a carne para ela aumentar de área e diminuir a espessura.



Tempere com sal, alecrim e limão à gosta e deixe marinar por uns 20 minutos. Faça uma melequinha com 3 colheres de sopa de farinha de trigo e 5 colheres de sopa de água. Dependendo da quantidade de porco, pode ser necessário fazer a melequinha mais de uma vez.


Faça uma linha de montagem com o porco, a melequinha e a farinha panko (ou farinha de rosca). Com um garfo, pegue o porco, passe na melequinha e por último na farinha panko.


Frite em um frigideira com um dedo de óleo quente, virando o porco na metade do processo para que os dois lados fritem. Sirva com limão.

Comentários

  1. Ainda não fiz..... mas já sei que é uma receita ,que vai dar certo... HUUUM VOU FAZER AMANHÃ 😋

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas