Molho de tomate: um dos pretinhos básicos da minha cozinha


Lembro até hoje da primeira vez que ouvi a expressão pretinho básico. Foi numa aula de biologia da 6ª série (hoje 7º ano) do Colégio Militar (CM como é carinhosamente chamado). Ao contrário do que vocês possam imaginar, nos colégios militares alguns professores não são militares e nem são “certinhos”. Essa professora, por exemplo, era o oposto do certinho, dava gritos, contava piadas, fazia anedotas e divertia os seus aluninhos de 12 anos ávidos por conhecimento (lembre-se que no CM muitos alunos, eu inclusive, são/eram ávidos por conhecimento). 

Na mesma aula em que ela me ensinou que cogumelo era um fungo, ela nos falou que adorava receber convidados na casa dela, usar um pretinho básico e usar fungos no jantar. Acho que ela queria chamar atenção para os "fungos" do jantar, mas eu me interessei mesmo foi pelo pretinho básico. Nessa aula, ela estava usando um pretinho básico por baixo do jaleco de professora e nos mostrou o que aquela expressão significava. Claro que ouvir uma expressão uma vez não faz com que ela torne-se parte do nosso vocabulário, mas ela usou e falou do tal de pretinho básico tantas vezes naquele ano que até hoje, dezoito anos depois, todas as vezes que ouço isso me lembro dela.

Para quem não está familiarizado com o termo, um pretinho básico é algo que pode ser usado em diversas ocasiões e pode ser adornado para servir aos fins de cada evento específico. E, desde que descobri esse molho, sinto que ele é algo assim para mim. Muito prático, porém não tão rápido, é de fácil preparo e com poucas chances de erro. Virou meu molho para os dias preguiçosos e para as preparações que não combinam com os pedacinhos que ficam no meu molho vermelho “original” (essa receita, mas sem a parte da salsicha: http://cuisinepipi.blogspot.com.br/2016/03/molho-de-cachorrinho.html).

Ingredientes:
Tomate italiano
Sal
Açúcar mascavo

Ingredientes opcionais:
Manjericão
Canela
Cebola
Alho

Modo de preparo:
Lave os tomates italianos, parta-os ao meio e coloque-os em uma assadeira com a “bundinha” para baixo. Polvilhe sal e açúcar mascavo e espere cerca de uma hora para o tomate soltar água (quando estou com muita pressa, pulo a espera). Leve para assar na temperatura máxima do forno até que dê uma queimadinha de leve. Caso queira acrescentar os ingredientes adicionais, acrescente-os antes de ir ao forno. 


Retire do forno e bata os tomates no liquidificador até que virem um molho.


Ele também pode ser “temperado” com os ingredientes opcionais depois de ser batido no liquidificador, mas daí os pedacinhos dos outros ingredientes ficarão aparentes.
Use como molho para carnes, massas, lasanhas e pizzas, apesar de que eu prefiro esse molho aqui (http://cuisinepipi.blogspot.com.br/2017/10/minipizza-para-o-dia-das-criancas.html) para pizzas.


Comentários

Postagens mais visitadas