Fungi, I love you! Espaguete ao molho de cogumelos fungi


É engraçado como a gente tem uns conceitos formados na nossa cabeça que são difíceis de serem desmanchados sem a ajuda de alguém de fora. Eu sempre gostei muito de fungi, porém, achava que ele era caríssimo. Por essa razão, nunca usava. Até que um dia estava conversando com uma amiga vegetariana (e que está sempre reclamando de dinheiro) sobre o que ela iria jantar naquele dia. Quando ela me disse que jantaria massa ao molho fungi, fiquei surpresa e questionei como ela tinha dinheiro para comprar fungi, que custa cerca de R$90,00 o quilo. Ela é uma pessoa bem "de boas", como costumo falar, e me respondeu com toda a calma "Ai, Pi, eu compro 100g de fungi (R$9,00) e consigo fazer comida mais de um dia para mim e para os meus irmãos, se eu comprasse um pedaço de carne gastaria uns R$25,00 (pensando numa carne não tão cara) e só faria comida um dia." Depois disso, eu passei a perceber que preciso relativizar mais as coisas. Como uma criança pequena que aprende algo novo, passei a fazer cálculos (sim, amo calcular) sobre o preço de cada coisa, o tempo que duram na minha despensa e as quantidades necessárias para uma refeição. Infelizmente, filé mignon continua sendo bem caro :(

Bom, a receita de hoje é uma massa com molho de cogumelos do tipo fungi. Cogumelo chileno (o tradicional no Brasil) e shitake. Eu, sinceramente, não curto muito massa, mas nesse dia (um domingo preguiçoso) só tinha ingredientes para fazer essa massa. Essa receita eu inventei com o que tinha, nada muito técnico, mas deu certo.

Ingredientes:
Fungi de shitake
Fungi de cogumelo chileno (medida na foto)
Detalhe para a faca velha da casa do meu vô hehe
Meio cálice de vinho branco seco (mais ou menos)
Água
1 colher de sopa bem cheia (montinho em cima) de farinha de trigo
1 cebola
1 caixinha de creme de leite
Cebolinha para enfeitar
Manteiga para dourar a cebola
Sal e pimenta a gosto.

A ordem dessa receita é bem importante, portanto, siga-a. Comece colocando a água para ferver. Em seguida, pique os cogumelos bem pequeninhos porque eles crescem bastante. Coloque-os em uma xícara, tempere com sal e pimenta, acrescente água fervendo até a metade e complete com o vinho. Tape com um pires. Pique a cebola, derreta a manteiga e frite a cebola até dourar bem de leve, NÃO é para dar aquela queimadinha.
Nesse ponto já está bom.
Acrescente os cogumelos já hidratados e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Transfira o excesso de água para uma xícara.

Em uma outra xícara, coloque a farinha a farinha e vá acrescentando a água retirada da panela aos poucos, para que fique uma mistura homogênea.

Transfira para a panela mexendo bem e vá acrescentando água quente até virar um molho não muito líquido. Acrescente o creme de leite e desligue o forno. Sirva sobre o macarrão de sua preferência.



Comentários

Postagens mais visitadas