Ano Novo, palavras e silêncio (e a receita de ragu que fiz para a festa)


Ano novo, vida nova. Assim diz o ditado. Entretanto, para começarmos nossa vida nova é preciso encerrar a "vida antiga". E é isso que pretendo fazer hoje. Perguntei para a minha irmã se ela achava que eu deveria escrever um post de ano novo e ela me disse que sim. Porém, também li uma mensagem sobre a importância do silêncio e resolvi calar todas as histórias que aconteceram em 2017 e que estavam ansiosas para aparecer aqui nesta despedida do ano velho. Basta dizer que em 2017 ouvi palavras que machucaram profundamente a minha alma e me calei. E, quase um ano depois, continuo pensando que esta tenha sido a decisão mais correta.

Ai, as palavras, minhas amigas tão antigas. Tão revoltas e libertas até pouco tempo atrás, hoje um tanto mais comportadas e guardadas dentro de mim. Foi preciso muita prática para calá-las em mim. Foi preciso muito esforço e muito treino. E, mesmo assim, às vezes não consigo contê-las e elas voam para longe como se fossem pássaros há muito encerrados em uma gaiola. Apesar dessas escapadinhas, posso dizer que aprendi a usar o silêncio como meu aliado. De vez em quando, parece que me transporto para fora de mim mesma e observo, com orgulho, uma Pietra que sabe guardar para si as palavras que não devem ser ditas. Entretanto, ainda tenho o desafio de calar os meus pensamentos. Quantas coisas eu gostaria de não pensar mais e ainda penso. As palavrinhas que escapam devem representar 10 % de tudo que meu cérebro inquieto produz. Porém, acredito que isso ainda pode mudar.

Mas essa é uma mensagem de ano novo e preciso lembrar do lado bom das minhas amigas também. É claro que as palavras podem ser lindas, motivantes. Com este blog, percebi que não é preciso estar perto para que as minhas palavras toquem pessoas pessoas muito distantes, físcia e emocionalmente. Uma mensagem pode mudar o nosso dia e nos dar ânimo para continuar. Uma frase carinhosa pode aquecer uma noite fria. Contudo, como saber o resultado que as palavras vão ter para a outra pessoa?

No ano que acabou de se encerrar ouvi o que não queria e passei a dar ainda mais importância para as palavras. Por isso, essa mensagem que reapareceu na minha vida no último dia deste ciclo veio como um belo encerramento para o meu 2017:

"O silêncio ajuda sempre:
Quando ouvimos palavras infelizes.
Quando alguém está irritado.
Quando a maledicência nos procura.
Quando a ofensa nos golpeia.
Quando alguém se encoleriza.
Quando a crítica nos fere.
Quando escutamos a calúnia.
Quando a ignorância nos acusa.
Quando o orgulho nos humilha.
Quando a vaidade nos provoca.
O silêncio é a gentileza do perdão que se cala e espera o tempo." (Meimei, Chico Xavier, 1952)

E é pensando no silêncio que quero começar 2018. Não só o silêncio para os outros, mas o silêncio dentro de mim. Espero poder silenciar acordada e deixar o nada preencher o meu ser. Desejo um Ano Novo muito especial para todos os que me seguem e a primeira receita vai ser mais uma coisa que aprendi em 2017, que porco combina com abacaxi mesmo que um seja doce e o outro salgado.

Ingredientes
Para o ragu:
400 g de filé de porco
2  dentes de alho picados
3 colheres de chá de alecrim seco
300 ml de cerveja preta (usei Malzbier)
2 cebolas médias fatiadas
2 cenouras médias cortadas em rodelas finas
1 pedaço da parte verde do alho poró (foto)
300 ml de molho de  tomate
Sal e pimenta do reino a gosto
Óleo para o preparo
Água para ferver

Para o abacaxi:
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 abacaxi pequeno cortado em cubinhos bem pequenos

Modo de preparo
Tempere o filé de porco com alho, sal, pimenta e alecrim e deixe de molho na cerveja preta por cerca de 5 horas. (Para ser sincera, não sei porque esse número de horas, foi no instinto mesmo, hehe).

Depois disso, em uma panela de pressão, coloque óleo e sele o porco, guarde o "caldo" em que o porco estava sendo temperado. Retire o porco da panela e reserve.
Porco já selado. Essa foi a quantidade de alho poró que usei.

Frite a cebola na mesma panela. Quando elas estiverem dourando, acrescente o restante dos ingredientes, devolva o porco para a panela, despeje o caldo de cerveja e preencha com água até cobrir todo o  porco. 


Deixe cozinhar na pressão por cerca de 50 minutos ou até a água secar. 

Enquanto o porco estiver na pressão, prepare o abacaxi. 
Abacaxi já picado em um pires.

Derreta o açúcar em uma frigideira até que ele fique dourado. Acrescente o abacaxi picado e um pouco de água. Espere a água secar quase por completo e desligue o fogo.


Desfie o porco (usei a batedeira para desfiar, mas parece que também funciona sacudindo a panela) e sirva em panelinhas de massa de pastel com o abacaxi por cima.

Antes de ir ao forno.

Depois de ir ao forno.
Mesa de petiscos do ano novo.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas