Pastelão de Forno


Sabe aqueles dias em que a gente não quer sair de casa pra nada, bom hoje é um dia assim. Então, na hora de preparar o almoço, não quis sair de casa para comprar ingredientes e tive que cozinhar com o que tinha, e não tinha muita coisa.
Quem cozinha sabe como é abrir a porta da geladeira e ficar esperando que os ingredientes se apresentem em fila e peçam para ser utilizados.  Mas isso nunca acontece, e nós precisamos tomar a atitude de escolhê-los. Eu comecei por onde sempre começo, vendo se tinha cebola e alho, e para minha tristeza, só tinha alho. Ou seja, nada de molhos, nada de refogados, porque, para mim, molho e refogado sem cebola é como cadeira sem encosto, quebra o galho, mas não é a mesma coisa.
A minha sorte foi que a abobrinha que estava na porta da geladeira me chamou e me deu a idéia de fazer um pastelão de forno. Pastelão é muito bom, é só misturar uns ingredientes, assar e fica maravilhoso. E foi isso que fiz ;) A mamãe provou, gostou e repetiu!



Ingredientes:
Para a massa:
uma xícara de farinha de trigo branca
uma xícara de farinha de trigo integral
uma colherinha de sal
uma colherinha de fermento em pó
meia xícara de óleo
meia xícara de água fervendo

Para o recheio:
cinco fatias de presunto picado
cinco fatias de queijo picado
um tomate grande picado
uma xícara de abobrinha ralada
100g de cogumelos fatiados
um dente de alho picado bem fino
uma colherinha de sal

Modo de Preparo:
Comece pela massa: misture todos os ingredientes secos, depois coloque o óleo e a água fervendo.  Para não melecar demais as mãos eu começo misturando os ingredientes com uma colher e, depois que a massa já está mais misturada, eu termino de misturar com as mãos. Sove bem. Deixe a massa descansando e prepare os ingredientes do recheio. Misture-os em um pote.


Em uma forma untada com manteiga, ou margarina, coloque um pouco mais de metade da massa, cobrindo bem o fundo e as laterais. Coloque os ingredientes do recheio e cubra com restante da massa. Para cobrir com a massa tive que abri-la aos pouquinhos: pegava uma bolinha da massa e abria na palma da minha mão e então botava em cima dos ingredientes. Depois de ter terminado, lembrei que podia ter aberto toda a massa em cima de um plástico filme, então, tente fazer isso.
Atualização: abra entre dois sacos plásticos como na foto

Leve ao forno a 250 °C por 40 minutos ou até que a massa esteja cozida.

Dicas: se preferir use apenas a farinha de trigo branca e caso seja vegetariano, tire o presunto, vai ficar uma delícia igual!
A cara não é muito bonita, mas fica bem delicioso e é mais light que o prato anterior.

Comentários

  1. Vou experimentar a receita, colega! Parece ótima! Abs!

    ResponderExcluir
  2. Esse eu acho que já fizestes lá em casa. Provei um pedacinho e fiquei com vontade de comer mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa massa eu fiz pela primeira vez hoje, e para o recheio só misturei o que tinha em casa.. devo ter feito algo parecido.. ;)

      Excluir
  3. Eu posso dizer que estava realmente muito bom!!
    A massa integral, maravilhosa, acomodava os outros ingredientes com o tempero da Pi, simplesmente delicioso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas