Frango crocante ao molho de espinafre


Eu era uma criança que comia espinafre. Minha mãe fazia um pastelão com espinafre, molho branco, queijo e massa folhada que me deixava babando. Porém, os anos foram passando e eu fui parando de comer legumes verde escuro. Não é que eu não coma jamais, mas, como sou eu quem faço as compras e cozinho, acabo não escolhendo esses ingredientes. Além disso, espinafre dá uma trabalheira para lavar e não rende absolutamente nada. Uma tristeza...
Entretanto, este ano passei a comprar uma cesta com produtos orgânicos e não tive muito escolha, pois normalmente vem pelo menos  um vegetal verde escuro (brócolis, couve, espinafre) e eu sou obrigada a prepará-lo. Assim, acabo criando algumas receitas diferentes e que não têm os verdinhos como ingrediente principal. Essa é uma dessas receitas.
Já meu caso de amor pela farinha panko começou depois que eu tentei reproduzir um salmão com crosta de panko maravilho que fizeram para mim e sobrou farinha. Para não estragar, fui usando em tudo que aparecia pela frente. E não é que fica bem bom?

Ingredientes:
Filé de frango sassami
Farinho de trigo
Água
Farinha panko
Limão
Sal e pimenta a gosto
Óleo para fritar

Molho
1/2 cebola picadinha
1/2 maço de espinafre
Óleo para fritar a cebola
1 colher de sopa de manteiga
1 copo de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
Sal, pimenta e noz moscada a gosto

Tempere os filés com sal, pimenta e limão. Deixe de molho por cerca de meia hora. Misture a farinha de trigo com a água fazendo uma melequinha como na foto. Monte uma linha  de produção com o prato dos frangos temperados, o prato da melequinha, o prato da farinha panko e um prato vazio.

Passe o filé na melequinha, depois na farinha panko e coloque no prato vazio para depois fritar. Frite com óleo suficiente para não grudar no fundo, mas não precisa cobrir completamente o frango (o óleo deve estar quente). Eu frito de um lado, depois frito do outro.

Molho de espinafre
Derreta a manteiga, acrescente a farinha de trigo e misture bem e deixe dar uma "borbulhada de leve". Junte o leite e mexa até engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reserve.






Em uma panela quente, acrescente o óleo e a cebola e deixe até dourar. Quando dourar, junte o espinafre e espere murchar.


Coloque o molho branco na panela do espinafre e processe com um mixer. Caso você não tenha um mixer, processe no liquidificador.




Sirva o molho sobre o frango. Esse molho também pode ser usado sobre peixe e massas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas