Pizza de sardinha: da desilusão à expectativa


A pizza de sardinha faz parte da categoria de coisas que eu aprendi a gostar. Me lembro de chegar em festas de aniversário quando era beem pequena e me dizerem que tinha pizza. Eu, como uma fã incondicional de queijo desde os primórdios, já ficava muito feliz. Porém, quando chegava perto da mesa de comidas me dava conta de que era uma pizza de aniversário e não uma pizza comum. A pizza de aniversário é uma comida que era feita nas festas de criança, mas que eu não tenho mais visto nas festas de hoje. É uma massa de pizza alta, coberta com um molho vermelho (normalmente de sardinha) e !?!sem?!? queijo. Para o meu eu infantil adorador de queijo, essa pizza foi, por algum tempo uma desilusão bem grande. Pizza sem queijo, como já falei antes, para mim, não é pizza. O conceito de pizza da Pietra é: massa, molho vermelho, queijo e orégano. O resto é complemento, esses ingredientes são essenciais. Mas essa pizza de aniversário não tinha queijo e ainda por cima tinha sardinha, algo com um gosto bem acentuado para o inocente paladar infantil. Porém, eu sempre fui comiloninha e sempre preferi os salgados, então, meio a contra gosto, acabava comendo essas pizzas que não eram pizzas. Com o passar do tempo, eu acabei me acostumando e, por fim, gostando delas e elas passaram a fazer parte da minha lista de expectativas das festas de aniversário.
Enfim, todo esse papo me fez pensar que o quanto a gente gosta de algo novo tem muita relação com a expectativa que criamos. Se eu não esperasse que as pizzas tivessem queijo, talvez tivesse gostado dessa pizza no primeiro contato. Digo o mesmo do guacamole, se eu não tivesse sido criada achando que abacate é algo doce, talvez já tivesse amado o guacamole só pela ideia. Mas isso não acontece só com comida, acontece com lugares e pessoas também. Quantas vezes vamos viajar esperando encontrar mil maravilhas em um lugar, mas somos decepcionados, pois as expectativas eram maiores do que o que o lugar tinha para oferecer. Muitas vezes também criamos expectativas sobre as pessoas e sobre os relacionamentos e acabamos decepcionados. Porém, não quer dizer que as experiências tenham sido ruins, o que acontece é que criamos expectativas que não são realistas.
Moral da história: não se iluda, nada é tão bom nem tão ruim quanto a gente imagina (tá, algumas coisas são sim).
A receita da massa está aqui: http://cuisinepipi.blogspot.com.br/2014/11/pizza-de-aniversario.html

Receita do molho:
2 tomates
1 cebola
1/2 xícara de molho de tomate pronto
1 lata de sardinha sem óleo
Óleo para fritar a cebola
Sal a goto (não usei nesta receita e não senti necessidade)
Água para acrescentar ao molho

Modo de preparo
Pique a cebola e frite em óleo até ela dar uma grudadinha no fundo da panela.

Acrescente o sardinha sem a espinha e frite por um minuto.
Junte o tomate e deixe desmanchar bem.

Acrescente o molho de tomate e deixe fritar para perder a acidez.
Coloque mais ou menos uma xícara e meia de água para aumentar.
Espere estar frio para colocar sobre a massa.
Vídeo:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas