Quiche Lorraine e a revelação de que eu amo que cozinhem (qualquer coisa) pra mim



Essa história toda de ficar parada me deu bastante tempo pra pensar na vida e nas coisas que realmente gosto de fazer, e cozinhar está no topo da lista. Minha vida normalmente é bem corrida, mas nem por isso eu deixo de cozinhar. Na semana antes do meu acidente eu estava estudando tanto para a seleção do mestrado que levava o livro até pro banheiro comigo, hehe, mas é claro que, mesmo assim, tive tempo pra fazer uma comidinha rápida pra mim.
E da mesma forma que eu gosto de cozinhar, gosto de comer e, ao contrário do que a maioria das pessoas que me conhece pensa, eu não tenho frescura. Como quase qualquer coisa e amo comida. Como a mesma comida todos os dias da semana, como comida congelada e recongelada, como sobras e restos e invento gororobas maravilhosas quando tenho poucos ingredientes em casa. Por isso acho tão estranho que as pessoas morram de medo de cozinhar pra mim. Eu não sou crítica e não tenho apegos, nem maneiras de cozinhar que considero corretas ou erradas, se tá gostoso é o que importa, podem temperar a salada com azeite ou óleo, pode dar uma queimadinha ou deixar meio cru, pode fazer molho aguado ou encorpado e pode até me servir lasanha pronta que eu fico feliz (se for pizza congelada melhor ainda). A verdade é que, pra mim, a cozinha é uma forma de demonstrar carinho e só o fato de a pessoa se propor a gastar um pouquinho do seu tempo comigo já me faz bem feliz. Então, amigos e amigas, façam qualquer coisa, mas cozinhem pra mim que eu vou ficar feliz, porque sim, eu amo cozinhar, mas isso não significa que eu quero comer a minha comida todos os dias da minha vida.

Essa receita eu fiz com a Gi e adaptei de um livro de gastronomia que ganhei de presente de formatura.


Ingredientes

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
90 g de manteiga amolecida
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de sal
2 gemas
Água gelada

Para o recheio
4 ovos
150 g de bacon picado
100 g de nata
100 g de queijo mussarela ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Bata a manteiga amolecida com o sal e o açúcar.


Acrescente os ovos e misture bem. Vá acrescentando a farinha e não sove. Coloque água suficiente para dar liga e formar um bola.

Enrole em plástico filme e deixe descansar por no mínimo uma hora na geladeira.
Depois de descansar, abra a massa e cubra o fundo e as laterais (não precisa ser até em cima) de uma forma de cerca de 25 cm de diâmetro. Pincele clara e leve à geladeira enquanto prepara o recheio.
Frite o bacon em um frigideira. Retire do óleo que soltou do próprio bacon e deixe secando em papel toalha.

Em uma tigela, bata os ovos, adicione a nata e o restante dos ingredientes. Coloque o recheio na forma e leve ao fogo pré-aquecido a 180 º C por cerca de 40 minutos.



Comentários

Postagens mais visitadas