Carreteiro dos Fraga e os certos e errados da cozinha


Sempre ouvi falar que gosto é que nem "$$%#$%$", cada um tem o seu. Então, por que será que na cozinha temos tantas pessoas julgando e dizendo "isso pode, isso não pode". O resultado não será apenas uma questão de gosto? Para mim, sim. Principalmente porque cresci em uma família em que cada um gostava da comida de um jeito. Minha mãe gosta de carnes bem secas, meu pai enche de água o molho de tomate, minha irmã gosta de comidas bem salgadas e ácidas e meu namorado gosta de arroz empapado. Todas essas coisas seriam consideradas erradas pelos profissionais da cozinha. Porém, quando cozinho para eles, o errado se torna certo e só cozinharei algo que os agrada se conseguir mudar minha maneira de cozinhar. Sim, no caso dos gostos deles, não basta apenas mudar uns ingredientes, a ordem e os processos do preparo mudam (e muito) também.
Então, voltando à pergunta, será que o certo e o errado não é apenas uma questão de gosto? Sim, de novo digo que, para mim, sim, é apenas uma questão de gosto. Entretanto, os conhecimentos sobre como cozinhar corretamente, nos ajudam inclusive a saber "errar". Se eu sei que devo colocar a carne na panela quente para que ela não perca muito líquido e crie uma crosta enquanto está fritando, também sei que, se quero que a carne perca bastante líquido, devo colocá-la na panela fria. E é assim que faço as carnes secas para a minha mãe.
Têm gente que diz que "Cozinheiro que se preze tem que saber...". Sim, talvez ele tenha que saber um monte de coisas, mas precisa segui-las? Não necessariamente. O conhecimento sobre gastronomia é como qualquer tipo de conhecimento, pois nos permite escolher e não apenas seguir o fluxo. A receita de hoje tem muitos "erros", mas é a receita mais tradicional dos Fragas e arranca elogios de todos os tipos de pessoas.

Ingredientes:
300 g de carne picada (patinho, coxão de dentro, alcatra, filé)
Óleo para fritar
1 xícara de arroz
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 1/2 xícaras de água fria (minha vó usa quente, minha mãe usa fria)
Sal a gosto

Para servir:
Ovo cozido e tempero verde picados.

Modo de preparo:
Em uma panela fria de fundo mais grosso e não muito antiaderente, coloque o alho, a carne e o óleo. Dê uma misturada e espere fritar. Vai soltar bastante água, não se assuste. Quando a água secar, espere até o fundo começar a ficar marrom e acrescente a cebola. É muito importante o fundo ficar marrom, pois é isso que vai dar a cor no carreteiro. Depois que a cebola tiver fritado, acrescenteo arroz, coloque a água e baixe o fogo. Prove e acerte o sal da água. Deixe cozinhar, sem mexer, até o arroz estar cozido. Eu gosto que fique molhadinho, então, desligo antes de a água ter secado. Sirva com ovo e temperinho verde.

Comentários

Postagens mais visitadas