Creme de alho poró e batatas para o friozinho


Desde pequena sempre amei o frio. Não sei se era por gostar de fato dessa estação ou pelo fato de os negócios do meu pai dependerem da estação mais fria do ano. Não sei, mas sei que fico muito feliz com a chegada do inverno e, com exceção do horário de verão, a estação de calor só me enche o saco.

Porém, ao contrário do que se espera de alguém que ama o frio e ama comer, eu não sou muito fã de sopas e cremes. Sei lá, a textura deles não me agrada, o fato de serem sempre servidos muito quentes, a sensação de não serem uma refeição de fato mas às vezes serem tratados como tal e, principalmente, a mistura inconsequente de sabores que ocorrem na panela que chegam a ofender alguns ingredientes tão especiais.

Em uma sopa, os ingredientes costumam ferver por muito tempo e entregar seus sabores marcantes para a água que, só meu Bert, parece uma intrusa. Então, com seus sabores na água, somos obrigados ou a consumir aquela água "suja" ou a processá-la junto com os ingredientes tão queridos. Por isso, para mim, quanto menos ingredientes em uma sopa, melhor. Não quero deixar nenhuma sabor de lado e também não quero perder nenhuma cor.

Por isso, esse creme de alho poró com batatas foi uma grata surpresa do curso de gastronomia para eventos que fiz neste ano. Esse creme não possui muito ingredientes e todos os que ele possui se casam em uma harmonia bem saborosa. É possível sentir a batata e o alho poró claramente.

Ingredientes:
3 unidades pequenas de alho-poró fatiado
100 g de cebola picada grosseiramente
500 g de batata branca descascada e picada
1l de caldo de frango pronto (ou carcaça (limpa) e pé de frango (com corte em x), 1 cebola, 1 alho poró, meia cenoura)
150 ml de creme de leite fresco ou Xtreme de leite normal ou requeijão
20g de manteiga
Sal e pimenta branca a gosto
Óleo para fritar
Azeite de oliva

Modo de preparo:
Caso não queira usar caldo pronto (não sou purista, faça o que for melhor para você), comece pelo caldo. Coloque uma panela em fogo baixo e acrescente todos os ingredientes do caldo, adicione água fria e deixe reduzir 50%.
Em seguida, refogue as partes branca e verde clara do alho poró no azeite de oliva (usei manteiga não sei bem porque). Adicione a cebola e deixe refogar por dois minutos.


Acrescente a batata e deixe refogar por mais dois minutos.

Acrescente o caldo, baixe o fogo e deixe cozinhar até a batata desmanchar.

Crisps de alho poró: frite a parte verde do alho poró em óleo quente até que fique crocante.
Processar o creme com creme de leite fresco. No dia que fiz, não tinha creme de leite e usei requeijão. Ficou uma delícia. Adicionar sal e pimenta. Servir com crisps de alho poró.

Comentários

  1. Olá Pi. Ao contrário de ti, amo sopas, caldos e tudo que me traz recordações da infância e o longo inverno d'aquela época. Amei a receita e farei o quanto antes eu puder.... Bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas