Molho quatro queijos da minha formatura


Quando me formei em Hotelaria não tive como fazer uma festa bem festa e minha mãe prometeu que quando eu me formasse em Letras ganharia uma festa bem linda. Como promessa é dívida, tive minha festa do jeitinho que eu queria.
O dia da minha formatura foi o dia mais feliz da minha vida (por enquanto hehe). E o planejamento foi muito especial também. Os convites foram personalizados, teve cardápio, lembrancinha, arranjo de mesa, tudo idealizado por mim com todo amor e carinho. Para os arranjos de mesa, fiz 150 origamis que coloquei dentro de potes de vidro. 

Eu queria que a decoração tivesse alguma relação com o Egito e a Pedra Roseta, por isso escolhi origamis de flor de lótus, que eram utilizadas nas decorações de festas egípcias.
Como amo cozinhar, resolvi fazer toda a comida salgada da minha formatura e foi uma experiência muito boa. Fiz pastas para comer com pão, uma salada de cuscuz marroquino e massa aos quatro queijos. Fiz tudo vegetariano porque a minha prima é vegetariana e, no dia da minha formatura, queria que todo mundo pudesse comer tudo.

A base dessa receita quem me deu foi a minha sogra, a quantidade e tipos de queijos eu escolhi de acordo com meu paladar. Espero que gostem.

Ingredientes
1 litro de leite
1 cebola sem casca
20 cravos da índia
2 colheres de sopa de farinha de trigo
200g de manteiga
1 pote de requeijão
150 g de mussarela ralada
40g de provolone ralado
75g de gorgonzola picado
Sal e pimenta do reino a gosto

(Para medir as gramas dos queijos, vejo quantas gramas vêm em um pacote e vou dividindo em porções. A medida não precisa ser exata.)

Modo de preparo:

Espete os cravos na cebola. É mais fácil fazer pequenos cortes na cebola com uma faca e depois colocar os cravos nos cortes. Em uma panela grande, coloque o leite e a cebola e deixe ferver por 5 minutos.

Quando o leite estiver quase fervendo, coloque a manteiga em outra panela e deixe derreter.
Picar a manteiga facilita na hora de derreter 

Em seguida, acrescente a farinha de trigo até que incorpore bem e cozinhe.

Vá acrescentando o leite já fervido na mistura um pouco de cada vez. Depois de acrescentar todo leite, espere até que ele abra a fervura e comece a acrescentar os queijos. Comece pelo requeijão, em seguida o provolone, depois o gorgonzola e por último a mussarela. Caso queira um molho mais cheio de queijo, aumente a quantidade de mussarela. Coloque sal e pimenta a gosto. Sirva sobre macarrão ou utilize como molho para carnes, legumes, recheio para lasanha ou para gratinar batatas ao forno.




Comentários

  1. Vamos fazer essa receita para os professores!

    ResponderExcluir
  2. Amanhã vou fazer de novo. Estava com saudades. E vou fazer a receita certinha, Pietra, pois estou com saudades de ti e do teu tempero.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas